HOMEM TENTA COLOCAR FOGO EM PARÓQUIA DE ITAPERUNA-RJ, NA TARDE DESTE SÁBADO (30).

 


Um homem foi detido pela polícia após cometer um ato de vandalismo na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na rua Casimiro de Abreu, no bairro Aeroporto, em Itaperuna. O caso aconteceu na tarde desse sábado (30/09), motivando o cancelamento da missa que seria realizada à noite.
Segundo a assessoria da Diocese de Campos, responsável pela administração da paróquia, o homem espalhou óleo em diferentes locais da igreja, inclusive no altar. Além disso, derrubou castiçais. Há suspeita de que ele pretendia incendiar a igreja, mas o ato não foi concretizado. 
Após ser flagrado, o suspeito fugiu, mas foi localizado pela polícia já em sua casa. O caso foi registrado na delegacia de Itaperuna, e o suspeito não permaneceu preso, pois, segundo informações, sofreria de problemas psicológicos. Por conta da necessidade de perícia na igreja, a missa da noite desse sábado foi cancelada.

O bispo de Campos (RJ), dom Roberto Francisco Ferrería Paz, disse que o ato de “jogar óleo em cima do altar, do ambão, das paredes, mostra além de uma intenção maléfica, a intenção incendiária, porque é um óleo combustível”.

Essa não é a primeira igreja da diocese vandalizada ou furtada. Nos últimos três anos, dez capelas na baixada campista já sofreram com vandalismo, arrombamentos e furtos. O último caso foi em junho deste ano, na capela Nossa Senhora de Fátima, em Bacurau.

Segundo o bispo, o ataque de sábado mostra “novamente” um “cerceamento da liberdade religiosa”, de uma “intenção intimidadora para os fiéis”.

VÍDEO DE INTER TV - REPÓRTER LILI BUSTILHO

“Nesse caso não houve uma tentativa de roubo. O objetivo foi, certamente, a destruição da igreja, a ofensa da igreja. Temos que dar um basta altamente lesivo a nosso direito de cultuar a Deus, do ataque à confessionalidade, ao nosso direito sagrado de termos um templo. Espero que as autoridades se manifestem e, junto a essa perícia, possam responsabilizar o culpado, porque devemos criar um clima de segurança e de paz”, disse o bispo.






Comentários